Coleta Seletiva Da Vinte

Conscientização comunitária sobre o descarte de resíduos sólidos e a coleta seletiva

Introdução

A Comunidade 24 de Maio, situada no Centro de Petrópolis-RJ, é considerada área de risco alto de vulnerabilidade a movimentos de terra e desabamentos. Suas características geológicas tornam o cotidiano dos moradores ainda mais complexo, uma vez que possui uma rua principal bem estreita e íngreme e pequenas vielas perpendiculares ao longo da via principal.

Em 2015, o projeto de redução de risco de desastres executado no âmbito da Escola Municipal Clemente Fernandes, localizada na comunidade, estimulou os jovens estudantes a fazerem um diagnóstico das principais ameaças da 24 de Maio. Além do perigo dos deslizamentos, o diagnóstico apontou para o lixo e o entulho como principais ameaças. Em 2017, a escola Clemente Fernandes desenvolveu um mutirão com os jovens, sensibilizando-os para ações voluntárias de coleta seletiva, o que propiciou a retirada de uma grande quantidade de resíduos sólidos, recicláveis, das lixeiras públicas e dos terrenos baldios da comunidade. De lá para cá, a problemática da disposição adequada do lixo na comunidade exige priorização e demanda soluções que integrem a participação comunitária e ações pelo poder público.

O coletivo Grupo Da VINTE, participante do Projeto Pertencer, é formado por uma diversidade de atores sociais locais: integrantes do Núcleo de Defesa Civil Comunitário- NUDEC, agentes comunitários de saúde, associação de moradores, escola municipal Clemente Fernandes, que se unem na busca de soluções para fortalecer a resiliência  dos moradores, por meio de projetos que desenvolvam a conscientização comunitária sobre o descarte de resíduos sólidos e entulho, além de iniciativas para geração de renda, a partir da coleta seletiva local.

O Projeto “Coleta Seletiva Da Vinte” é composto por quatro ações:

  • Desenvolvimento do plano comunitário para sensibilização no enfrentamento do descarte indevido de lixo, nos espaços públicos;
  • Realização de projetos educacionais envolvendo os alunos da escola Clemente Fernandes e seus familiares;
  • Plano Comunitário de Resíduos Sólidos; 
  • Articulação com o poder público na geração de soluções locais..

O desenvolvimento das ações propostas pelo Grupo da Vinte pretende gerar forte impacto social, que ampliará a percepção dos moradores da comunidade 24 de Maio em relação ao saneamento da localidade, bem como a importância da coleta seletiva na região.

Para conhecer mais desta iniciativa, conheçam o nosso projeto!

Impacto que o projeto vai gerar

Comunidade da 24 de Maio conscientizada da importância da coleta seletiva e do descarte de resíduos sólidos e entulho na região.

Pilares norteadores

Tendo em vista que o projeto promove e impulsa ações que tenham como finalidade o descarte de resíduos sólidos e a coleta seletiva, consideramos que o projeto atuará nas frentes social, ambiental, econômica e institucional. Sendo assim, promovendo o desenvolvimento e assegurando direitos e dignidade nas diversas esferas vida da pessoa humana. Portanto, o projeto tem como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Segurança Humana (ambos conceitos estabelecidos pelas Nações Unidas), que atuam como pilares epistemológicos. Abaixo, encontraremos as principais ODS e metas impulsionadas no projeto, assim como os tipos de segurança humana que serão salvaguardadas.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030)

ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

12.5 Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.

12.8 Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza

Segurança Humana e sua multidimensionalidade

Segurança ambiental: por meio da coleta seletiva é possível destinar os materiais recolhidos e utilizá-los corretamente, minimizando os danos ao meio ambiente, à saúde da população e os riscos de desastres.

Segurança Econômica: promover a geração de renda para a comunidade, por meio da venda do material derivado da coleta seletiva.

Segurança Comunitária: fortalecimento da comunidade mediante a conscientização acerca do descarte correto do lixo, o que,  por via de consequência impulsiona o engajamento comunitário em prol do desenvolvimento local.

Objetivo

Desenvolver um conjunto de ações para conscientizar a comunidade da 24 de Maio sobre a importância do descarte correto de lixo e entulho, bem como da geração de renda a partir da coleta seletiva.

 

Objetivos específicos

  • Criar plano de comunicação para conscientização comunitária a apoio nas ações envolvendo descarte de resíduos e coleta seletiva.
  • Desenvolver ações em parceria com a Escola Municipal Clemente Fernandes para apoiar projetos comunitários de coleta seletiva e limpeza comunitária.
  • Elaborar Plano Comunitário de Resíduos Sólidos em parceria com a UERJ.
  • Integrar o poder público nas demandas locais relacionadas a coleta seletiva e o descarte de entulho na comunidade.

Resultados esperados

  • Comunidade entendendo a importância da implementação de coleta seletiva e apoiando o Plano de Comunicação.
  • Crianças e jovens da Escola Municipal Clemente Fernandes mobilizadas e conscientes sobre descarte de resíduos sólidos e coleta seletiva na comunidade e com suas famílias.
  • A partir do Plano Comunitário de Resíduos Sólidos, a comunidade 24 de Maio implementa ações para fortalecer a coleta seletiva na região.
  • O poder público apoia as ações e atividades estruturantes para o desenvolvimento do Projeto Coleta Seletiva na Vinte.

Parcerias

  • A Escola Municipal Clemente Fernandes é a grande parceira desta iniciativa.  Entre as atividades aprovadas pela direção da escola, está um planejamento curricular específico objetivando ampliar a reflexão e conhecimento comunitário sobre resíduos sólidos recicláveis;
  • O posto de saúde da família local;
  • Centro de Estudos em Meio Ambiente Industrial- CEMAI/UERJ, coordenado pelo prof. Fernando Altino (desenvolver o Plano Comunitário de Resíduos Sólidos para 24 de Maio)
  • Secretaria municipal de Defesa Civil
  • Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis-COMDEP (fornecimento de lixeiras para separação dos resíduos)
  • Secretaria municipal de Meio Ambiente;
  • FIOCRUZ – Unidade Palácio Itaboraí

Proponentes

Fábio Luiz Januário

Nascido e criado na comunidade 24 de Maio, foi presidente da Associação de Moradores da 24 de Maio. Atualmente, é líder comunitário e coordenador do projeto “Sai da Rua” para crianças e jovens da comunidade que recebem aulas de Jiu-jítsu e de futebol. É agente da Defesa Civil municipal.

Lidiana Mantovani 

Nascida e criada na 24 de Maio, é professora e, atualmente, exerce a função de diretora-adjunta da Escola Clemente Fernandes situada na comunidade. Liderança comunitária, integra o Núcleo de Defesa Civil Comunitário-NUDEC da 24 de Maio.

Odete da Silva

Presidente da Associação de Moradores da 24 de Maio, sempre lutando para as melhorias na comunidade, pela qualidade de vida das famílias e bem-estar das crianças e adolescentes.

Localização