Abraça Vila Rica

Ações comunitárias para implementação de coleta seletiva, horta-herbário e compostagem

Introdução

Em 2019, a Escola Municipalizada Santa Teresinha, situada na comunidade de Vila Rica, em Petrópolis, desenvolveu o projeto de fortalecimento comunitário, com fins à redução de risco de desastres na região. Neste projeto, os alunos participantes foram estimulados a sonhar um projeto comunitário que pudesse atender e beneficiar a todos os moradores. Depois de um estudo aprofundado sobre as ameaças locais, o grupo chegou à conclusão que o descarte irregular de resíduos sólidos na comunidade era uma grande ameaça. A partir desta percepção, os alunos foram apoiados pela direção da escola e começaram a planejar ações de conscientização acerca da necessidade da coleta seletiva na escola.

Os frutos desta iniciativa não demoraram em aparecer e a Escola Municipalizada Santa Teresinha foi agraciada, em 2020, com o Prêmio Aprendizagem Solidária do CENPEC na categoria Ensino Fundamental – Anos finais e Ensino Médio com o projeto “Nós Cuidamos da Vila com o Vila Recicla”. 

O CENPEC é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove equidade e qualidade na educação pública brasileira. Após conquistar o 1º lugar do Prêmio Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam, promovido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária (RBAS), em 2020, a Escola Municipalizada Santa Terezinha foi escolhida para integrar um novo projeto, dentro do programa Escolas Solidárias. A ação é resultado do protagonismo da escola e trabalho positivo efetuado pelos alunos premiados, em 2020, que mostrou a importância da reciclagem do lixo na comunidade e a conscientização e ajuda da população.

Atualmente, a escola está se preparando para implantar novas técnicas de aprendizagem solidária que envolverão a sensibilização e participação de toda a comunidade. Vale destacar que o programa “Escolas Solidárias” é coordenado pela Associação Movimento Futuro, que integra a Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária.

Com a repercussão destas premiações, a comunidade está muito receptiva em abraçar e apoiar ainda mais esse projeto de coleta seletiva, em continuidade ao projeto iniciado na Escola Municipalizada Santa Teresinha. Percebendo esta tendência, o coletivo Abraça Vila Rica, participante do Projeto Pertencer, elaborou um projeto baseado em três ações:  ampliar a conscientização da comunidade; instalar um espaço comunitário visando a realização da coleta seletiva e a criação da horta/herbário e compostagem; ações para geração de renda.

O Projeto “Abraça Vila Rica” pretende se conectar com os moradores, por meio da comunicação comunitária, projetos educativos, planos e estratégias de soluções para as demandas públicas locais mediante a implementação da coleta seletiva.

Com estas ações, o coletivo Abraça Vila Rica espera gerar um impacto positivo, capaz de sensibilizar e estimular os moradores a participarem de iniciativas concretas no território, propiciando uma comunidade mais consciente, participativa e limpa.

Impacto que o projeto vai gerar

Comunidade de Vila Rica mais consciente, limpa e sustentável, apoiando ações locais de coleta seletiva e gerando renda, por meio da implantação de horta/herbário e compostagem.

Pilares norteadores

Por se tratar de um projeto que inclui conscientização ambiental para fundamentar a implementação de coleta seletiva, horta, herbário e compostagem, consideramos que o projeto atuará nas frentes social, ambiental, econômica e institucional. Sendo assim, promovendo o desenvolvimento e assegurando direitos e dignidade nas diversas esferas vida da pessoa humana. Portanto, o projeto tem como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Segurança Humana (ambos conceitos estabelecidos pelas Nações Unidas), que atuam como pilares epistemológicos. Abaixo, encontraremos as principais ODS e metas impulsionadas no projeto, assim como os tipos de segurança humana que serão salvaguardadas.

Objetivos do desenvolvimento sustentável (agenda 2030)

ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

12.5 Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.

12.8 Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.

Segurança humana e sua multidimensionalidade

Segurança Alimentar:  

Por meio da implementação da horta comunitária, a população terá acesso à alimentos saudáveis e com alto valor nutricional, produzido pela própria comunidade.

Segurança Ambiental:

Por meio da coleta seletiva, é possível destinar os materiais recolhidos e utilizá-los corretamente, ou seja, o material destinado à reciclagem não corre o risco de ser descartado incorretamente e causar danos ao meio ambiente, maximizando os riscos de desastres.

Segurança Comunitária

Fortalecimento da comunidade, por meio da conscientização ambiental, o que por consequência impulsiona o engajamento comunitário em prol do desenvolvimento local.

Objetivo

Desenvolver um conjunto de ações para conscientizar a comunidade Vila Rica sobre a importância da coleta seletiva e geração de renda a partir da implementação de hortas/herbários comunitários e coleta seletiva.

Objetivos específicos

  • Criar um Plano de comunicação e mobilização social para a realização da coleta seletiva e implantação da horta/herbário comunitários
  • Desenvolver projetos escolares envolvendo a comunidade na conscientização da importância da coleta seletiva na comunidade;
  • Apoiar a construção do Plano Comunitário de Resíduos Sólidos pelo Centro de Estudos em Meio Ambiente Industrial-CEMAI/UERJ;
  • Elaborar estratégias para aproximar o poder público nas soluções das demandas públicas locais.

Resultados esperados

  • A comunidade de Vila Rica entendendo a importância da implementação de coleta seletiva e apoiando o Plano de comunicação comunitária;
  • Crianças e jovens da Escola Municipalizada Santa Teresinha e da Creche Santa Edwiges conscientizados e mobilizados sobre descarte adequado de resíduos sólidos e coleta seletiva na comunidade e juntamente com suas famílias em suas casas;
  • Participação ativa na construção do Plano Comunitário de Resíduos Sólidos, e implementação da coleta seletiva e compostagem no território;
  • Parceria do poder público nas ações e atividades estruturantes para o desenvolvimento do projeto “Abraça Vila Rica”.

Parcerias

  • A Escola Municipalizada Santa Teresinha, será uma grande parceira desta iniciativa, em razão da experiência em projetos de coleta seletiva, horta/herbário e compostagem na comunidade Vila Rica e, sobretudo, do seu compromisso de realizar ações comunitárias como integrante do programa “Escolas Solidárias”, da Associação Movimento Futuro.
  • A Secretaria municipal de Educação apoia a iniciativa da Escola Municipalizada Santa Teresinha e da Creche Santa Edwiges, realizando um planejamento curricular diferenciado visando a conscientização dos alunos e familiares.
  • A Secretaria municipal de Saúde é parceira na implementação da coleta seletiva na comunidade de Vila Rica e pretende estimular os postos de saúde da família, os agentes comunitários de saúde e o conselho se saúde local no apoio ao cadastramento dos usuários locais em cada região.
  • Centro de Estudos em Meio Ambiente Industrial- CEMAI/UERJ, coordenado pelo prof. Fernando Altino (desenvolver o Plano Comunitário de Resíduos Sólidos para Vila Rica)
  • Secretaria municipal de Defesa Civil (avaliação técnica do espaço)
  • Secretaria municipal de Obras (planificação do espaço)
  • Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis-COMDEP (fornecimento de lixeiras para separação dos resíduos)
  • Secretaria municipal de Meio Ambiente (apoio na estruturação de herbário e composteira)
  • FIOCRUZ – Unidade Palácio Itaboraí

Proponentes

Isaque Santa Rosa – Isaque Z

Nascido e criado na comunidade de Vila Rica. É produtor cultural, cantor e multiplicador do Teatro do Oprimido.

Jailton Barros

Graduado em gestão pública. Morador na comunidade de Vila Rica. Liderança comunitária, com atuação no acolhimento de moradores em situação de vulnerabilidade.

Lilian Regina Marcílio Nogueira- Tia Lili

64 anos, moradora na Vila Rica, desde 1991, mãe de dois filhos e avó de dois netos. Técnica de fisioterapia; liderança comunitária na Vila Rica há 30 anos, foi presidente da Associação de moradores. Atuou na secretaria executiva da APA Petrópolis (Área de Proteção Ambiental) e foi agente administrativo no Projeto Família Petropolitana Fortalecida, projeto de capacitação de agentes de saúde e lideranças comunitárias no cuidar e educar crianças de 0 a 6 anos.  É comprometida com as causas das crianças e dos jovens, sobretudo, nas áreas da educação e cultura, quando realizou festas para esse segmento na comunidade e proporcionou a ida das crianças a peças de teatro, ao cinema, em corridas comemorativas e pontos turísticos.

Luciene Barros

Estudante de licenciatura em matemática e pedagogia. Voluntária em ações culturais e sociais. Moradora na comunidade de Vila Rica.

Localização