Atuação Estratégica

Perguntas que queremos responder

  1. Como fomentar a cultura de redução de riscos e de proteção em defesa civil nos municípios fluminenses?
  2. Como estimular a visão global e interconectada acerca das diversas dimensões dos desastres?
  3. Como implementar a operacionalidade do conceito de segurança humana, integrando-a às ações de defesa civil?
  4. Como ações articuladas entre as diversas partes interessadas, no mesmo território, podem estimular a consciência coletiva em relação aos desastres?
  5. Como a efetivação da ferramenta – Gestão de Risco Participativa em Comunidades – pode agregar valor social à comunidade e torná-la, efetivamente, resiliente?
  6. De que forma as ações de proteção e defesa civil, na esfera local, podem ser contínuas e efetivas?

Ferramentas estruturais

  • Identificação dos agentes de transformação social locais;
  • Processo de formação de integração continuada;
  • Introdução da visão sistêmica sobre os problemas socioambientais;
  • Resgate do pertencimento e engajamento comunitário;
  • Valorização do saber cultural e da experiência de vida;
  • Fortalecimento das redes comunitárias locais;
  • Formação do voluntariado estrutural e comprometido com a transformação social;
  • Estratégias de ação, a partir das necessidades locais;
  • Gestão de risco, sob a perspectiva territorial.

Comitê Gestor

Equipe multidisciplinar e interinstitucional, composta por integrantes e voluntários da SEDEC-RJ e do Programa Segurança-MPRJ.  Atua na coordenação institucional e pedagógica do Projeto Pertencer, na facilitação dos processos acadêmicos, na assessoria das iniciativas comunitárias e no apoio técnico para a construção dos projetos integrantes do Banco de Projetos-Pertencer.

Bruno Nascimento

Bruno Nascimento

Cientista Político, Especialista em Gestão em Responsabilidade e Marketing Socioambiental e Doutor em Comunicação e Cultura – UFRJ. Pós-Doutor em Artes e Comunicação – UFSCAR

Christiane Leal Bazoli

Christiane Leal Bazoli

Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Assistente social. Especialista em Saúde Pública – ENSP/Fiocruz, especialista em Serviço Social e Saúde – UERJ; graduanda em História – UFRJ.

Cristina Rosário

Cristina Rosário

Coordenadora do NUDEC-VALE DO CUIBÁ e ADJACÊNCIAS, em Petrópolis-RJ, com formação em Monitoria Socioambiental para o enfrentamento de acidentes e desastres naturais da Região Serrana/ UERJ; liderança comunitária/CARE BRASIL-ESDEC, em equipe comunitária de resposta à emergência.

Denise Tarin

Denise Tarin

Procuradora de Justiça de Tutela Coletiva-MPRJ. Com formação em Direito, ingressou no Ministério Público do Rio de Janeiro, em fevereiro de 1991; atuou nas promotorias de Justiça do Meio Ambiente nas cidades de Petrópolis (1995-2005) e Rio de Janeiro (2005-2007); coordena o Programa Segurança Humana, desde 2014; mestre em gestão ambiental LATEC-UFF e cursou o doutorado, em direito ambiental, na Universidade de Alicante-Espanha (não concluído).

Gabriela Franco

Gabriela Franco

Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ. Assistente social. Mestre em Saúde da Criança e da Mulher – IFF/FIOCRUZ; atuante na Política de Defesa Civil desde 2005; formada em Designer para a Sustentabilidade (GAIA Education), Terapia Comunitária Integrativa (Abratecom), Desenvolvimento Comunitário (Universidade Federal do Ceará)  e Constelações Sistêmicas (Instituto Ir Além e Instituto de Filosofia Prática Peter Spelter).

Heloiza Helena Nunes Ferreira

Heloiza Helena Nunes Ferreira

Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ); Médica. atua na Escola de Defesa Civil; Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente – UFRJ e Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Julia Santana

Julia Santana

Socióloga Política, bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Sociologia Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro IUPERJ/UCAM, socióloga, integrante da secretaria executiva do Programa Segurança Humana – 7a PJTC-MPRJ.

Rodrigo D'Almeida

Rodrigo D'Almeida

Educador Social – Coordenador pedagógico do Projeto Pertencer; facilitador e designer para a sustentabilidade pelo Gaia Education; pesquisador, Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UFRRJ e facilitador de Culturas de Paz. Seus espaços de atuação são territórios em situação de vulnerabilidade ao risco socioambiental. Utiliza metodologias participativas, focalizando processos colaborativos e práticas regenerativas para o fortalecimento de comunidades. Como consultor especialista em resiliência urbana e redução de riscos de desastres, apoia organizações nacionais e internacionais, governos e empresas no desenho de soluções.

Rodrigo Werner

Rodrigo Werner

Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Engenheiro Civil; diretor do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil; Mestre em Engenharia Nuclear – IME; Doutorando em Engenharia de Defesa – IME, especialista em defesa civil – SEDEC; especializações em Defesa Civil no Brasil, Japão, EUA, Chile e Espanha.

Thais Ferreira

Thais Ferreira

Jornalista (UFRJ), Comunicadora Social.  Mestre em Desenvolvimento Sustentável (UFRRJ), Designer para Sustentabilidade e Facilitadora de processos participativos (Gaia Education); especialista em Gestão Social (Universidade Candido Mendes) e em Gestão Pública e Agenciamento Cultural (Fundação Cecierj); facilitadora de Danças Circulares, como prática integrativa em saúde; experiências de mais de 20 anos com projetos nos setores privado, público e terceiro setor, no Brasil e no exterior. Atualmente, é empreendedora e consultora; Gerente Executiva do Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana; integra a equipe de comunicação do Fórum Itaboraí/Fiocruz-Petrópolis; integrante da secretaria executiva do Programa Segurança Humana 7ª PJTC- MPRJ.

Banco de projetos

Conheça o ‘Banco de Projetos Pertencer’, desenvolvido de forma participativa e colaborativa. É uma inovação social, que visa contribuir para o protagonismo das comunidades nas soluções socioambientais, em quatro municípios fluminenses: Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis e Silva Jardim.

O Projeto Pertencer é uma grande oportunidade de INTEGRAÇÃO COLETIVA.  Venha participar desta REDE e PERTENCER a uma consciência local e ação concreta no território.

Conecte-se com o planeta!

Principais referências

A teoria da mudança funda o projeto Pertencer, cujo propósito é a partir da realidade estimular a mobilização e a auto-organização comunitária visando a concretização de ações centradas na pessoa humana, integradas e em colaboração com o poder público, com fins a uma vida digna, salvaguardando os direitos humanos e alinhada com a sustentabilidade.

O conceito operacional da segurança humana, é diretamente atravessada pela ideia de implicação prática da população nos processos de produção da paz, bem como pelo entendimento de que a segurança, em todos as suas esferas (alimentar, sanitária, ambiental, econômica, política, comunitária e pessoal) está intimamente relacionada com o desenvolvimento, do ponto de vista do bem-estar social. Segurança humana é a matriz dos ODS.

Atuar em rede, lideranças conectadas, transformações no território e redução de risco se constituem pilares estruturantes do Projeto Pertencer.

Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (2012)
Lei Nº 12.608, promulgada em 10 de abril de 2012.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12608.htm

Marco de Sendai (ONU, 2015)
Documento adotado na Terceira Conferência Mundial sobre a Redução do Risco de Desastres, realizada em 2015, em Sendai, Miyagi, no Japão. É referência, pós-2015 para a redução do risco de desastres.

https://www.unisdr.org/files/43291_63575sendaiframeworkportunofficialf%5B1%5D.pdf

Redução de Riscos de Desastres
https://www.sibi.ufscar.br/arquivos/crise-multifacetada-desafios-e-modos-de-enfrentamento.pdf

Segurança Humana
https://www.br.undp.org

http://ilaes.org.br/acervo/publicacoes/

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2015)
https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Teoria da Mudança
https://www.rbaval.org.br/article/10.4322/rbma201509002/pdf/rbaval-9-4.pdf

Sete saberes da Educação do Futuro (Unesco, 1999)
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf

Realização

Apoio